Em cerimônia de abertura do P3C, prefeito destaca R$ 5 bilhões em ações e espera atrair investidores para Salvador

A cidade de Salvador emerge como um polo promissor para investidores em diversas áreas, como mobilidade, transporte, lazer, educação, esporte, turismo, cultura, saúde, tecnologia e hotelaria. No evento P3C, que ocorre em São Paulo hoje (26) e amanhã (27), acontece a apresentação oficial da carteira de projetos da capital baiana, que oferece uma ampla gama de oportunidades de investimento em setores-chave, proporcionando aos participantes uma visão abrangente das potencialidades que a cidade tem a oferecer.

O prefeito Bruno Reis participou hoje da cerimônia de abertura do evento, realizada na B3, a Bolsa de Valores do Brasil. O evento contou ainda com autoridades nacionais, como os ministros de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; dos Transportes, Renan Filho; e o Secretário Especial do Programa de Parceria e Investimentos (PPI), Marcos Cavalcante.

Em seu discurso, Reis ressaltou as transformações realizadas na cidade a fim de incentivar os investimentos privados, facilitando os procedimentos e garantindo a segurança jurídica. Na apresentação, para autoridades públicas e executivos do setor privado, ele disse que, nos últimos anos, foram investidos mais de R$ 5 bilhões de recursos próprios em melhorias dos processos públicos.

O prefeito também ressaltou as medidas administrativas e legais adotadas para desburocratizar a gestão e a adoção de conjuntos de estímulos fiscais mais arrojados, como a implantação de polo logístico com redução de ISS para atividade fim ou atividades relacionadas, a redução do IPTU para a implantação de empreendimentos, e a criação de um programa em que, quando o imóvel é adquirido, proporciona descontos de juros e multas do valor principal dos débitos.

Além destas iniciativas, Bruno Reis destacou a criação da secretaria municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (SEMDEC) e da SalvadorPAR, empresa de economia mista criada para estruturar projetos e realizar parcerias estratégicas da cidade, presidida por Marcos Lessa, bem como a estruturação de um Fundo de Investimento Imobiliário, onde estão todos os imóveis da prefeitura.

Atualmente, o órgão público também tem um fundo para as PPPs, com 18 projetos que estão em andamento, sendo sete deles em Manifestação de Investimento Privado (MIP) e outros 11 que estão sendo estudados internamente pelo próprio município.

Dentre eles, destacou a concessão de uma Arena Multiuso do Brasil, que já começa as obras na próxima semana, com a construção pública e operação privada; também será construído um novo Centro de Convenções, no Centro Histórico, que será importante no processo de revitalização da região; e, por fim, informou o recebimento da MIP que irá estruturar o projeto de saneamento do município e destacou que irá autorizar a manifestação de interesse nos próximos dias. “Salvador é muito mais do que a capital da música, do que a cidade do carnaval e a primeira capital do Brasil. Salvador é uma cidade com um rico patrimônio cultural e, sem dúvida, é uma capital de negócios, de oportunidades e lá criamos oportunidades para quem quer investir”, disse aos presentes.

 

Crédito das fotos: Rodrigo Lopes/Divulgação

Compartilhe

Notícias Relacionadas

Accessibility