Idealizadores do Praia Circular estiveram na capital para conhecer os projetos do Município e compartilhar experiências globais sustentáveis.
Na manhã desta quinta-feira (29), Salvador recebeu a visita de representantes da Clean, o cluster de tecnologias limpas da Dinamarca, uma organização sem fins lucrativos reconhecida internacionalmente por promover soluções inovadoras em sustentabilidade urbana e que propõe a troca de experiências globais.
Durante a visita, eles apresentaram também o seu parceiro local, Greennova Hub, o cluster do Brasil e hub da América Latina, com sede no Rio de Janeiro, que desenvolve projetos que viabilizam a economia circular, o turismo sustentável e soluções para captura de resíduos em rios e mares. “Em Salvador, podemos contribuir com a busca por financiamento de projetos que proponham não só a ação sustentável em si, mas também o impacto social e ambiental, aliado à conscientização e ao entendimento da importância dessas mudanças”, afirma Maria Dominguez, gerente de projetos da Clean e vice-presidente da Greennova Hub. “Fazemos parte do ICN, uma rede de 23 clusters de tecnologia limpa pelo mundo, que trocam experiências e soluções constantemente com o objetivo de apoiar a colaboração internacional”, completa.
Maria apresentou também os primeiros projetos de colaboração internacional entre a Dinamarca e Salvador, que vão começar a ser implementados em breve, tendo como pontapé inicial o Salvador Circular, a ser implementado com o INTUS (Instituto para o Desenvolvimento do Turismo Sustentável na América Latina e Caribe). Inspirado no projeto piloto Praia Circular, que ocorreu em Copacabana (RJ), o projeto visa promover o turismo sustentável em Salvador, contribuindo para a transformação da cidade em um modelo circular de referência, não só focado na gestão de resíduos, mas também na promoção de novos modelos de negócios mais circulares e na conscientização coletiva dos usuários da Orla de Pituaçu. A previsão é que as iniciativas sejam aplicadas em breve neste trecho que foi revitalizado. Além disso, foram discutidas outras possíveis colaborações e oportunidades de financiamento para ações nas praias do litoral soteropolitano.
A SalvadorPAR, empresa de ativos do município, apresentou os projetos de concessão e parcerias que estão em estruturação. “Salvador está se reinventando, com muitos investimentos e potencialidades, se tornando uma cidade de negócios, o que tem atraído investidores e capital”, explica Marcos Lessa, diretor-presidente da SalvadorPAR. A secretária de Desenvolvimento, Emprego e Renda, Mila Paes, também reforçou que já é um compromisso de Salvador o atendimento a critérios de sustentabilidade: “Inclusive, a cidade tem certificação internacional Bandeira Azul, que atende às exigências de qualidade da água, gestão ambiental e segurança”. O Secretário de Sustentabilidade Resiliência e Bem-estar e Proteção Animal, Ivan Euler, destacou que a sustentabilidade é uma premissa do trabalho realizado no Município e que todas as ações, experiências e proposições neste sentido são bem-vindos para somar com tudo que Salvador já desenvolve.
A instituição dinamarquesa aproveitou ainda a ocasião para convidar Salvador a participar do G20 Social, que será realizado no Rio de Janeiro, em novembro, para que possa compartilhar as iniciativas locais de sustentabilidade e fortalecer a cooperação internacional em projetos sustentáveis.