Prefeitura de Salvador articula com órgãos federais para consolidar a cidade como hub logístico nacional

Em Brasília, a SalvadorPAR realizou reuniões institucionais para estruturar corredor logístico entre o Oeste da Bahia e os portos da capital

 

A Prefeitura de Salvador, através da SalvadorPAR, realizou, em maio, uma série de reuniões institucionais em Brasília com o objetivo de fortalecer o diálogo com importantes órgãos federais, como a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (SE-PPI). A agenda teve como foco principal a apresentação da companhia e das iniciativas estratégicas que estão sendo desenvolvidas para impulsionar o desenvolvimento econômico de Salvador.

Entre os assuntos discutidos, destacou-se o Polo Logístico de Valéria, uma proposta que visa implantar um modal rodoferroviário moderno e eficiente, voltado à integração logística da capital baiana com outras regiões do estado e do país. A iniciativa é parte de uma estratégia mais ampla para transformar Salvador em um polo de infraestrutura logística, com potencial para atrair investimentos e gerar desenvolvimento sustentável.

A sugestão é a estruturação de um corredor logístico entre as regiões Sudoeste e Oeste da Bahia e os portos localizados na capital. Esta é uma região estratégica do Matopiba e uma das maiores produtoras de grãos, algodão e Minério do Brasil. A proposta prevê a criação de um eixo rodoferroviário que conecte essas áreas de forma eficiente, reduzindo os custos de transporte e aumentando a competitividade das exportações baianas.

A SalvadorPAR busca, por meio dessa articulação institucional, estabelecer parcerias técnicas e operacionais que viabilizem os investimentos necessários para a implantação desses projetos. A visão da companhia é consolidar Salvador e a região de Valéria como um hub logístico de relevância nacional, promovendo não apenas o crescimento local, mas também contribuindo para o desenvolvimento econômico da Bahia e do Brasil. “Temos um potencial logístico muito relevante, com três portos eficientes: Cotegipe, TECON e TMG. A Baía de Todos-os-Santos é um ativo estratégico que pode ser amplamente aproveitado para o escoamento de grãos, minérios de ferro, algodão e cargas gerais. Além disso, é uma excelente porta de entrada para fertilizantes e contêineres, graças à sua localização privilegiada, estrutura adequada e baixo custo operacional, o que favorece fortemente o setor”, destaca Marcos Lessa, diretor-presidente da SalvadorPAR.

A proposta também está alinhada com as diretrizes de sustentabilidade e otimização de recursos, favorecendo soluções que tenham impactos positivos de longo prazo no transporte de cargas, no uso da infraestrutura portuária e na geração de empregos e renda para a população.

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