Mobilidade: SalvadorPAR dialoga com ANTT sobre estratégia logística

Em uma iniciativa que promete fortalecer significativamente a infraestrutura logística da Bahia, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) recebeu, na última quarta-feira (7), representantes da Companhia de Desenvolvimento e Mobilização de Ativos de Salvador (CDEMS), em Brasília. O encontro teve como objetivo alinhar ações e discutir projetos estratégicos que podem transformar o cenário de mobilidade de cargas e transporte no estado, com impactos diretos para a economia de Salvador.

Durante a reunião, o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, apresentou a carteira de projetos em andamento, com destaque para a concessão da BR-116/324/BA, batizada como Rota 2 de Julho, atualmente em fase de consulta pública. Essa concessão é considerada fundamental para melhorar a fluidez do transporte rodoviário no estado, garantindo mais segurança e eficiência no escoamento da produção agrícola e industrial baiana.

Outro ponto alto da reunião foi a discussão sobre a ampliação da capacidade portuária de Salvador. O presidente da CDEMS, Marcos Lessa, detalhou as ações em curso para modernizar a infraestrutura retroportuária da capital, com foco especial no atendimento à cadeia produtiva do algodão, mas com benefícios estendidos a diversos setores logísticos e industriais.

Também foram abordados projetos ferroviários como a Ferrovia Centro Atlântica (FCA) e a integração das ferrovias FICO-FIOL, que podem transformar a Bahia em um elo estratégico entre o interior do Brasil e os portos do Atlântico.

Para Guilherme Sampaio, da ANTT, o alinhamento entre os entes públicos é essencial. “A intenção da CDEMS de potencializar Salvador como opção logística tem aderência com os projetos da ANTT para a região Nordeste. Estamos sempre abertos às entidades do setor que queiram colaborar para o desenvolvimento dos transportes terrestres no país”.

 

Texto: Reportagem SóMob

Foto: Jeff D’Avila ANTT

Compartilhe

Notícias Relacionadas

Accessibility