Doca1, o Polo de Economia Criativa de Salvador

Eventos corporativos, confraternizações, reuniões ou projetos audiovisuais, o espaço colaborativo promove o desenvolvimento de ideias e projetos

O primeiro Polo de Economia Criativa de Salvador surgiu para concentrar e fomentar a cadeia produtiva criativa local, incentivar novos talentos, promover a qualificação de mão de obra criativa da cidade e aproximar empresas e trabalhadores envolvidos com o capital intelectual, criativo e inovador.

Inaugurado em 2022, o Doca1 tem como missão impulsionar a economia criativa de Salvador. O local oferece um ambiente colaborativo para artistas e criadores desenvolverem suas ideias e projetos, promovendo uma interação entre diferentes áreas e estimulando o desenvolvimento cultural e econômico da cidade.

No espaço de 2.468 m², podem ser abrigadas até 40 empresas voltadas ao desenvolvimento de ações e projetos em diversos segmentos da Economia Criativa, incluindo a Cultura – dança, música, fotografia, gastronomia, artesanato e artes plásticas; Design – arquitetura, moda e publicidade; Conteúdo – mídias digitais, e-games, editorial e audiovisual; e Tecnologia -desenvolvimento de pesquisa, computação gráfica, engenharia de áudio e engenharia de transmissão.

Com sua infraestrutura moderna, o Doca1 se destaca como um centro de convergência para talentos e empreendedores, abrigando um restaurante, café literário, loja colaborativa, coworking e polo de produção audiovisual. Além disso, o espaço oferece oportunidades comerciais, como a realização de eventos corporativos e a produção de conteúdo audiovisual, como sessões fotográficas, gravação de comerciais e filmes, entre outros.

 

Concessão

O Consórcio Doca 1, formado pelas empresas LightHouse, Agogô, Califórnia Filmes, MS Decorações e Esc Participações, venceu a licitação para a exploração do Polo de Economia Criativa de Salvador, também chamado de Doca 1. A vigência do contrato de concessão é de 22 anos com outorga fixa de R$ 165 mil, em parcela única.

O consórcio, que ganhou o direito de explorar o espaço, será responsável por fomentar a economia criativa em Salvador a partir de 2022. O Doca 1 será operado, gerido e mantido pelo vencedor, que deverá também promover serviços de coworking, capacitação, cursos, consultoria e oficinas. Sobretudo, deverá investir na base da pirâmide do setor em Salvador, disponibilizando cursos gratuitos e espaços para artistas com potencial de se desenvolverem, promovendo desde a gravação de um clipe ou uma consultoria direta.

Como contrapartida da Prefeitura, o consórcio irá recepcionar no Doca 1 programas município como o Casa Salvador, ambiente que estimula a produção de conteúdos com foco em música, entretenimento, humor e estilo de vida, e o Salvador Filmes, iniciativa que visa a implantação de uma agência de fomento e uma film commission para trabalhar estímulo e articulação na produção de filmes.

Para o titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Sérgio Guanabara, a economia criativa tem se consolidado como um grande vetor de crescimento e Salvador precisa de um espaço como esse para fomentar as iniciativas da área. “A capital baiana tem a criatividade na sua essência e precisa impulsionar os talentos e poder absorver todos esses profissionais. Nosso objetivo é que o polo seja referência para alavancar a indústria criativa de todo o Brasil e gerar renda e mão de obra qualificada”.

 

Para mais informações, entre em contato:

📲+55 71 99974-0363
📍Av. da França, S/N – Comércio, Salvador – BA, 40010-000 (ao lado do Terminal Turístico Náutico de Salvador)
Instagram: @doca1ssa

Compartilhe

Notícias Relacionadas

Accessibility