Nos últimos quatro anos, Salvador avançou significativamente no cenário nacional de turismo de negócios, saltando da 15ª para a 3ª posição no ranking brasileiro. O dado é da International Congress and Convention Association (ICCA), associação internacional responsável pelo maior banco de dados de eventos no mundo, reunindo mais de 100 países. Esse crescimento expressivo é resultado de uma combinação de fatores, mas a disponibilidade de espaços estruturados para eventos corporativos tem se mostrado um dos principais impulsionadores.
Nesse contexto, destaca-se a inauguração do Centro de Convenções de Salvador, em 2020, que une a expertise internacional e inovação da GL events, que ganhou a concessão para gestão do espaço, com a beleza natural, receptividade e gastronomia local, criando um ambiente ideal para a realização de eventos de todos os portes.
Desde sua abertura, o Centro de Convenções gerou mais de R$ 1 bilhão em retorno econômico e cria, a cada ano, cerca de três mil empregos temporários. A diversidade de eventos — locais, regionais, nacionais e internacionais — tem impactado diretamente 53 setores da economia, desde a rede hoteleira até pequenos empreendimentos, provando que cada evento representa uma injeção imediata e estratégica de recursos na cidade.
O segmento de turismo de negócios, em particular, mitiga os efeitos da sazonalidade, ao proporcionar uma ocupação hoteleira mais estável durante todo o ano, inclusive nos dias de semana. Além disso, fortalece a imagem de Salvador como um polo de inovação e desenvolvimento, indo além do seu tradicional apelo cultural. Segundo Pedro Costa, presidente do Conselho Baiano de Turismo, esse segmento já representa 20% da ocupação hoteleira da cidade. Para Ludovic Moullin, diretor-geral do Centro de Convenções, o turismo de negócios funciona como um verdadeiro motor estratégico para o crescimento econômico e social da capital baiana.
Centro de Convenções de Salvador: estrutura de padrão internacional
O grupo GL events venceu a licitação para operar o equipamento por 25 anos (até 2045), em regime de concessão. O espaço é composto por um edifício multiuso de 15 mil m² e uma área externa de 12 mil m², podendo receber até 20 mil participantes simultaneamente. A localização estratégica, em frente ao mar da Baía de Todos os Santos, aliada a uma infraestrutura moderna e versátil, torna o Centro de Convenções um dos mais completos do país, atraindo congressos, feiras e eventos de grande porte.
Parcerias Público-Privadas: motor para o desenvolvimento urbano
O modelo de concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs) adotado pelo Município de Salvador representa uma estratégia eficaz para a gestão de equipamentos públicos. Além de desonerar os cofres municipais, essas parcerias possibilitam a transferência de expertise e eficiência da iniciativa privada para a administração de espaços estratégicos. No caso do Centro de Convenções, esse modelo garante qualidade na gestão, inovação constante e geração de benefícios diretos para a cidade, como emprego, arrecadação e desenvolvimento sustentável.
Planejamento que gera resultados
O avanço de Salvador no turismo de negócios é um reflexo direto de planejamento, investimento e parcerias bem-sucedidas entre o setor público e a iniciativa privada. A cidade segue se posicionando como uma referência nacional em inovação, hospitalidade e infraestrutura para eventos, com potencial para conquistar ainda mais protagonismo no cenário global. Com os olhos voltados para o futuro, Salvador prova que cultura e negócios podem — e devem — caminhar juntos, impulsionando seu desenvolvimento econômico e social de forma integrada e sustentável.
Texto: ASCOM SalvadorPAR
Fontes: Coluna Made In Bahia e Matéria Bahia Econômica