A 4ª edição do P3C, em São Paulo, reuniu representantes de empresas, entidades e governos para discutir as PPPs e Concessões do país
Com participação em importantes painéis de debate e stand para apresentação dos projetos e networking, Salvador mostra para o mercado investidor que se estruturou para se tornar uma cidade de oportunidades.
Nos dias 24 e 25 de fevereiro, São Paulo recebeu um dos principais eventos sobre Parcerias Público-Privadas (PPPs) e concessões no Brasil, com a realização da 4ª edição do P3C – PPPs e Concessões. O encontro é uma oportunidade estratégica para debater o futuro das infraestruturas no país, com ênfase em temas como infraestrutura social, mobilidade urbana, saneamento e desenvolvimento econômico.
A SalvadorPAR, empresa de economia mista com forte atuação na articulação entre setor público e privado, marcou presença no evento como intermediária entre investidores e a capital baiana, que se destaca como um polo emergente para projetos de infraestrutura. Ao representar Salvador no evento, ao lado da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (SEMDEC), a SalvadorPAR promove uma agenda de oportunidades e relacionamento.
O evento – A abertura do P3C foi realizada na B3, a Bolsa de Valores do Brasil, seguida de premiação às entidades e profissionais que foram destaques em 2024. O evento contou com a presença do Ministro da Fazenda, Fernando Haddad; do ministro dos Transportes, Renan Filho; além de outras autoridades e das principais empresas do setor de infraestrutura. No segundo dia, no Frei Caneca, mais de 30 painéis setoriais foram promovidos abordando tópicos cruciais para o setor.
Salvador esteve representada no evento pela presença do diretor-presidente da SalvadorPAR, Marcos Lessa, que integrou o painel de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Durante o debate sobre os caminhos para transformar as cidades brasileiras por meio de parcerias estratégicas, ele destacou como a capital baiana tem se consolidado como um espaço favorável para investidores, com um portfólio robusto de projetos e um ambiente desburocratizado e repleto de incentivos fiscais para negócios. “Salvador está pronta para receber investimentos, com um portifólio de projetos relevantes e promissores para serem licitados ainda em 2025”, afirma Lessa.
A secretária de Desenvolvimento Econômico de Salvador, Mila Paes, também participou das discussões no painel sobre Serviços Públicos e Desenvolvimento Imobiliário. O debate abordou como o desenvolvimento de setores como habitação, urbanização e infraestrutura de serviços públicos pode impulsionar o crescimento urbano e econômico das cidades brasileiras, com destaque para as oportunidades na capital baiana.
Projetos – Além disso, no stand de Salvador foi apresentada a carteira de projetos completa e as possibilidades que a cidade oferece após as realizações da Prefeitura nos últimos anos, que preparou a cidade para este momento. A expectativa é de, nos próximos anos, arrecadar aproximadamente sete bilhões em investimentos com os projetos. Sobre a importância da presença da SalvadorPAR neste evento, a diretora de operações da SalvadorPAR, Denise Castro, explica: “A nossa participação projeta o município de Salvador em um cenário econômico amplamente competitivo de projetos de infraestrutura e serviços públicos de PPPs e Concessões. Neste contexto, diante da estruturação de inúmeros projetos dessa natureza, por diversos entes da federação, a apresentação dos projetos de Salvador neste evento impulsiona e estimula o mercado atraindo empresas e investidores para a viabilização das concessões e PPPs na cidade”.
Com uma agenda voltada para a promoção de investimentos e o fortalecimento das parcerias público-privadas, o evento P3C se consolida como um espaço fundamental para o desenvolvimento da infraestrutura no Brasil, e a participação ativa de Salvador abre portas para novos projetos e colaborações no setor.